1. Deve-se instalar alguns programas para que tudo funcione corretamente, então vamos aos comando:
apt-get -y install build-essential openssl libreadline6 libreadline6-dev curl git-core zlib1g zlib1g-dev libssl-dev libyaml-dev libsqlite3-dev sqlite3 libxml2-dev libxslt-dev autoconf libc6-dev ncurses-dev automake libtool bison subversion
2. Depois de baixado e instalado, vamos ao proximo passo. Instalar o RVM:
curl -L https://get.rvm.io | bash -s stable
3. Depois de baixar, o script irá instalar o rvm, o rails mais atual e o ruby mais atual, claro que você posteriormente, poderá até escolher qual versão do ruby instalar, é personalizável. Então, chega a hora de testar, porém, alguns tutorias passam algumas instruções que não deram certo comigo, pois é necessario que se coloque no bashrc o local aonde foi instalado o rvm, no debian ele instala no /usr/loca/rvm, e isso passou batido em varios lugare, fazendo com que o rvm não fosse setado como variavel do sistema. Pois bem, depois de tudo instalado, basta fazer:
echo '[[ -s "/usr/local/rvm/scripts/rvm" ]] && . "/usr/local/rvm/scripts/rvm" # Load RVM function' >> ~/.bashrc4. Agora teste a instalação:
rvm -vDeve sair algo como: rvm 1.17.3 (stable) by Wayne E. Seguin
5. Teste o Ruby:
ruby -v
6. Teste o rails:
rails -v
Deve aparecer o numero da versão instalada em ambos. Edite o baschrc manualmente para colocar as seguintes linhas no final do arquivo assim:
gedit ~/.bashrc
Acrescente as linhas no final do arquivo:
PATH=$PATH:/usr/local/rvm/scripts/rvmsource /usr/local/rvm/scripts/rvm
Qualquer duvida só postar ai. Valeu