terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Resolvendo problema no fstab após nova instalação do windows no hd secundário

Vamos ao primeiro problema que posto aqui.
Meu computador tem dois hd's, um com ubuntu e outro com o Windows, pois não sou o único que o usa então tem que ter o mardito win instalado, mas vamos ao que interessa.
Como não sou o único usuário da maquina, resolvi deixar o ubuntu instalado no hd primário, e lá deixar gravado o grub, separadamente eu instalei o windows em outro hd, deixando que ele gravasse o sistema normalmente na MBR do outro hd (quando instalei o windows, retirei o hd que estava o ubuntu, deixando somente o hd para instalação do windows, ficando ele com primario). Porque isso? Instalei o ubuntu no hd que configurei para ser o primário e o Windows gravou a mbr no seu hd, que depois o coloquei como secundário, e como o hd que está o Linux não é dos mais novos, caso ele dê algum problema, basta eu retirar o hd primario, substitui-lo pelo hd que está o Windows e pronto, tudo funciona normalmente.
Tive um problema com o windows e tive que reinstala-lo, então como foi dito, uma mudança simples de slave para master e o hd em que estava o windows estava pronto para ser formatado e instalado. Feito a instalação, voltei ao arranjo anterior, com o linux no master e o windows no slave, o grub carregou normalmente pois a disposição dos discos não mudou, mas quando iniciei o ubuntu, a partição do windows não foi montada. E agora?
Fazendo uma busca pela net descobri que o ubuntu grava no fstab (O arquivo /etc/fstab permite configurar o sistema para montar partições, cdroms, disquetes e compartilhamentos de rede durante o boot) uma numeração chamada de UUDI, que é uma id do volume que será montado, e o que aconteceu é que quando formatei e reinstalei o windows essa id mudou, mas não sei o porque. Vamos a solução:

Abri o terminal e entrei como o usuario root.

Para saber se o linux reconhece o hd, tentei monta-lo: mount /dev/hdb1/ media/hdb1; pronto, ele apareceu la, mas ainda tinha que faze-lo montar a partição quando iniciar o sistema, e para isso tive que modificar o arquivo fstab, que guarda as informações dos pontos de montagem na iniciação do sistema. Como disse anteriormente, o UUDI foi mudado por causa da nova instalação do windows, precisei então da nova UUDI para editar o fstab e substituir o valor antigo pelo novo.

Em seguida digite: vol_id -u /dev/hdxx (o diretorio /dev é correspondete as Interfaces IDEs, como por exemplo, podemos citar HD's e CD-ROM's). No meu caso foi: vol_id /dev/hdb1, que significa: Partição 1 = 'b' da IDE Primária Slave = '1', por isso hdb1.
Desse comando ele retorna o id do volume, que então irei substituir no arquivo fstab. Ainda como usuario root abri o arquivo para editar: gedit /etc/fstab

Nesse arquivo eu encontrei a linha referente ao hd que está o windows, a partição 1 no hd secundário:
# /dev/hdb1
UUID=EE0CFEFE0CFEC09F /media/hdb1 ntfs defaults,umask=007,gid=46 0 1

Para fazer com que o linux montasse normalmente a partição, basta trocar o UUDI antigo pelo novo valor que o comando vol_id -u retornou, salvar o arquivo e reiniciar o linux para ver se funcionou.
No meu caso funcionou perfeitamente. Espero que sirva de exemplo para alguém que tenha algum problema parecido.

Nenhum comentário: