terça-feira, 3 de novembro de 2009

Ubunto 9.10 - Mais potencia para o mundo linux

Foi lançada a versão 9.10 da famosa distribuição derivada do grande Debian, o Ubuntu 9.10. Bom, como usuario desde a primeira versão do Ubuntu, fiz a instalação do zero, fiz o download da ISO, e fui a luta.
Logo de cara, depois do processo de boot e carregamento do sistema, já deu pra notar que tudo funcionava de maneira mais rapida que na versão anterior. O que já deu uma boa impressão, e uma perspectiva de que coisa boa estava por vir.
Iniciei então o processo de instalação, eis que aparece uma tela mais amigavel para o processo, segui os passos basicos e tudo não passou de alguns cliques e escolha correta do fuso horario. Em poucos minutos a instalação já estava sendo feita.
Finalizado o processo, reiniciei, e logo de cara no boot ja deu as caras o novo grub, um pouco diferente do anterior, mas nada demais. Nova interface de boot do ubuntu, e a tela de login, diga-se de passagem, bem feinha na minha opinião. O sistema se mostrou muito elegante enquanto carregava, e depois de tudo carregado o sistema realmente se mostrou bem rapido, na minha opinião até mais rapido que a versão anterior.
Então fui as personalizações, uns codecs, java, compactadores/descompactadores, amsn, audacious, gnome-baker, mplayer, microsoft fonts, e adobe reader, e outras coisinhas.
Nada de tela de comando, tudo na central do ubuntu que se mostrou uma otima surpresa, e facilidade para se instalar programas, e isso traz o usuario para o linux, facilitar o uso, é tudo que os usuarios linux precisam, tanto os experientes quanto os novatos.
No mais, estou testanto mais e nos proximos posts comentarei mais sobre minha experiência com o novo ubuntu.

Nenhum comentário: